O dólar comercial fechou em queda de 0,44%, a R$ 2,196 na venda, nesta quinta-feira (26). É o menor valor de fechamento desde 30 de outubro do ano passado, quando a moeda dos Estados Unidos encerrou a R$ 2,192. Na véspera, o dólar já havia caído quase 1%.
A moeda norte-americana operou em leve alta durante boa parte do dia, mas passou a cair no final da sessão. De acordo com a agência de notícias Reuters, a mudança do movimento foi uma reação à entrada significativa de dólares no país na última hora de negociação.
Nesta sessão, os investidores analisaram o relatório trimestral de inflaçãodivulgado pelo Banco Central. O BC diminuiu sua previsão para o crescimento da economia em 2014, de 2% para 1,6%, ao mesmo tempo em que subiu a projeção de inflação, de 6,1% para 6,4%.
A meta de controle dos preços do governo determina que a inflação oficial deva subir 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Ou seja, a inflação pode oscilar entre 2,5% e 6,5%.
As intervenções do BC no mercado de câmbio também influenciaram o resultado do dia.
Contexto internacional
No exterior, investidores analisavam dados sobre o mercado de trabalho norte-americano. Os novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA somaram 312 mil na semana terminada em 21 de junho, recuo de 2.000 em relação a uma semana antes.
De acordo com o jornal "Valor Econômico", os números mostram que a economia dos EUA ainda mostra sinais de uma lenta recuperação e têm ajudado as taxas dos Treasuries (títulos do Tesouro norte-americano) a permanecerem baixas, o que favorece as moedas emergentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário